
CHEGUEI
O sol
Mergulha nos corpos
Já baixo.
Deixa-nos tratados
De praia.
Não sei porquê
Mas hoje
Há um intenso
Odor a mar.
Como se os
Pequeninos seres
Fossem o mar,
Viessem
E traçassem
As minúsculas
Partículas
Que trazem o odor.
PÔR-DO-SOL
E há
O pôr-do-sol
Envolto
Numa neblina
Que graça,
Enquanto os casais
Passam sem parar.
Essa luz,
Diáfana,
Que cobre tudo
E deixa-me
As emoções
Sob um alerta
Que se justifica:
Voltará amanhã?
O CÃO
Andam
Como se o mundo
Não existisse
Como se tivesse acabado.
Os dois.
E o cão.
E ele vai oferecendo
As rochas
E as pedras
No caminho.
Os dois,
Primeiro desembraçados
E depois abraçados
Como se tudo
Fizesse sentido.
Isso eu queria
Uma coisa
Que fizesse sentido.
CADA MINUTO
A cada minuto
Que cai
Torna-se
Mais evidente
A sua perfeição.
E, contudo,
Menos tempo estará
Entre nós.
Depois de laranja,
Vira fogo
E tudo queima
Juntando
Os meus amores
Por ti.
És como um pôr-do-sol.
Ainda não foste
E já és uma manhã
Diferente,
Num local diferente.
Por cada dia
Que passou
Um dia novo
Se anuncia.
Até testar
Do lado de cá
Uma réstia
Que foste
Só
Tu.
O
Pôr
Do
Sol.
jpv.