Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

O Dia dos Dias Felizes

16 comentários

Com frequência, como a querer validar a nossa existência, assegurando que não foi um desperdício da Criação, fazemos inventários de dias felizes. O dia mais feliz da minha vida… e nunca é só um. Vamos abrindo o leque para não deixar nada nem ninguém de fora.

Fazes hoje 32 anos, meu filho. Estás um homem. É um privilégio e um orgulho ser teu pai.

O dia em que nasceste não foi o único dia mais feliz da minha vida. Seria redutor resumir a um só dia a miríade de milagres que operaste na minha vida. Lembro-me da felicidade de andares pela primeira vez, lembro-me das primeiras palavras, lembro-me das tardes infinitas a jogar à bola contigo no pinhal. Lembro-me de inventar-te histórias antes de dormires e pedires a continuação no dia seguinte. Lembro-me de quando foste pela primeira vez à escola e das malandrices que fizeste com os teus colegas da Primária. Lembro-me dos primeiros amigos que levaste a casa e das churrascadas loucas que fazias com eles. Lembro-me do brilho dos teus olhos quando, gelado, experimentaste, pela primeira vez, em Fevereiro (!), a piscina que não acreditavas fosse existir. Lembro-me da primeira vez que bebeste uma cerveja ao pé de mim e dos fins-de-semana infindáveis agarrado aos livros e aos apontamentos. Lembro-me de tentar ensinar-te a conduzir, do dia em que soubeste que tinhas entrado para a Faculdade, e lembro-me das tuas loucuras em Lisboa e do novo espectro de amigos. Lembro-me muito bem das tuas viagens aventureiras e corajosas, algumas delas só tinha conhecimento muito depois de teres regressado. E lembro-me de como planeaste terminar o curso e como projetaste a tua vida depois disso, o detalhe, a determinação e a convicção que puseste em cada ideia e em cada plano. E lembro-me de quando conheceste a Daša e de quando a levaste a casa pela primeira vez. E lembro-me das aventuras ainda mais loucas que viveste com ela, duas fomes juntas de experiências. E lembro-me de quando foste trabalhar pela primeira vez e de quando anunciaste que ias ser pai. E lembro-me do que conversámos quando foste pai. E quando casaste… e lembro-me ontem, quando falámos, da atenção e da ternura nas tuas palavras.

E todos esses momentos, e todos esses dias, foram os mais felizes da minha vida porque ver-te crescer de bebé a menino, a rapaz, a homem, tem sido uma escalada de felicidade e orgulho.

Tu és, meu filho, a mais bela realização da paternidade.

Não fui eu que fui teu pai. Não sou eu que sou teu pai. És tu que fazes de mim pai.

E é por tudo isto que o dia do teu aniversário não é só mais um dia. É o dia dos dias felizes.

Muitos parabéns!

Pai
Maputo, 11 de Setembro de 2022.

Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

16 thoughts on “O Dia dos Dias Felizes

  1. Jorge Oliveira's avatar

    Amigo João, desculpa mas o treino não é no pavilhão do Maxaquene, este era o antigo Sporting clube de LM, mas sim no pavilhão ou no ringue ao lado, no antigo pavilhão do Malhanga, hoje ???.
    Grande abraço
    Jorge Oliveira

    Gostar

  2. Ana's avatar

    Parabéns aos dois e que a vida vos continue a dar muito amor.
    Bjtos

    Gostar

  3. Ana's avatar

    Parabéns aos dois e que a vida vos continue a dar muito amor.

    Bjtos

    Gostar

  4. Muzé's avatar

    Feliz aniversário para o rapaz que fez de ti pai e parabéns por seres pai!

    Gostar

  5. Jorge Oliveira's avatar

    Parabéns ao teu filho, João.
    Dia 26 setembro estou em Maputo como Selecionador Nacional de hóquei em patins de Moçambique.
    Podemos um dia beber um copo.
    Grande abraço
    Jorge Oliveira

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.