Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

Inteligência Artificial (1)

Deixe um comentário

Pensar que os professores serão, alguma vez, substituídos por Inteligência Artificial, é uma falácia. Pensar, ainda que por hipótese, que os alunos serão ajudados por uma máquina, isso já existe desde antes de haver este tipo de máquina e este tipo de aluno. Raimon Llull, séc. XIII, com a sua Ars Magna; Gottfried Wilhelm Leibniz, séc. XVII, Mathesis Universalis; Charles Babbage, séc. XIX, conceito de computador programável.

Desde então a informática evoluiu pouco. Mesmo muito pouco. Terá evoluído ao nível dos resultados, mas não ao nível do pensamento intrínseco.

Os alunos continuam sentados, há mais de trezentos anos, da mesma forma, e, há tanto tempo, o mesmo, que são premiados os que se destacam por dizerem o mais parecido possível que os docentes.

Que um ministro venha agora dizer o que nosso ministro disse é pura ficção, falta de realismo gritante, um insulto.

Para que o facto fosse real era preciso que a inteligência artificial fosse credível, e não o é. Era preciso que os alunos tivessem, ao menos, uma ideia do que falamos, e não têm. Era fundamental que os professores tivessem uma noção homogénea e recursos pessoais e escolares do que se trata. Era preciso que todos soubéssemos de que falamos e como isso nos pode ajudar. Mais, era fundamental, que os pais soubessem do que se trata.

Vamos por partes: primeiro decidimos o que fazer aos telemóveis na sala de aula. Depois podemos começar a conversar sobre outras coisas que ainda não serão sobre a inteligência artificial.

jpv

Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.