




































































Hydra é uma porta interessante de todos os mundos para todos os mundos. É uma ilha onde tudo pode ser mais caro ou mais barato dependendo de quem esteja a pedir. Não tem um nível de vida caro, longe disso, e tem sempre a família do Hotel Mistral com uma solução para quase tudo.
É uma ilha no Mediterrâneo, Grega, e com todas as tradições que isso implica. Há milhares de gatos, todos gordos, anafados, podemos dizer, e tem uma classe de burros que servem o passeio, mas também como forma de transporte de pessoas e bens. Ou seja, à exceção das camionetas que transportam o lixo, é visivelmente proibido andar de carro. Pode-se ter muito ou pouco dinheiro mas de carro ninguém anda. Às vezes, nos trajetos mais longos na ilha, usa-se o táxi, que é, como se pode imaginar um taxi-barco.
E falta-me uma referência às portas. São as portas que fecham as casas, embora tal fosse desnecessário, mas não dão para dentro das casas, pelo menos a maioria. Elas dão para um quintal, e aí é que cada um escolhe a zona da casa para onde quer ir. Se alguém parte à porta, é aberta essa primeira porta. Fotografei sessenta e oito portas para poderem fazer uma ideia.
A avião é muito barato, e o preço do ferry boat também. E, parece mentira, mas cresce uma vontade de cá voltar.
A língua… É uma dificuldade, mas hoje em que quem não fala o inglês. Eu aproveitei e desenrasquei o Grego… Efxaristo polly…
jpv