
Sempre à procura de prestar um serviço público de qualidade, sempre na senda de dois dedos de prosa, MPMI apresenta conselhos práticos para cuidar da sua casa, do seu jardim, das suas plantas, da sua decoração de interior e exterior e, porque não, da sua saúde.
Centro de Mesa em Ouriços
As nossas casas precisam de cuidado, de um toque personalizado e, sobretudo, de um certo traço rústico em meio de uma vida marcada pelo urbanismo, mais do que pela urbanidade.

Qualquer mesa é uma mesa, mas nem todas as mesas são uma declaração. Nesta altura do ano, ainda o Outono europeu vem longe e as castanhas são uma miragem, e já os frutos do castanheiro se escondem em seus ouriços picantes. É, pois, o tempo de começar a pensar num statement tão elegante quanto afirmativo do seu bom gosto, caro leitor.
Um centro de mesa com velas perfumadas, pinhas velhas e uma base de estanho impressionará convidados, amigos e familiares.
Coloque a base sobre uma superfície plana e sólida, disponha os ouriços em círculo. Cuidado para não se picar. O processo de abertura dos ouriços e sua disposição pode ser perigoso. Os espinhos são discretos, mas muito cortantes. Ainda o leitor julga que está bem e, súbito, já tem o dedo picado. Essa picada infeta rapidamente e pode mesmo gangrenar. Em todo o caso, a beleza do centro, em comparação com o risco, compensa sobremaneira. Por vezes, os picos são tão finos e cortantes que não damos por eles senão já tarde demais. Coloque as pinhas no centro deixando um orifício circular entre elas onde colocará a vela previamente comprada.

Disponha numa sala, de preferência a um canto, pois não queremos que o perfume da vela seja impositivo, nem que o ouriço da castanha rasgue a veste do convidado ou o fira num membro.
É um centro próprio do Outono, mas cria um efeito surpresa insuperável se apresentado no Verão. Chegada a altura, não se esqueça, cruas, cozidas ou assadas, coma as castanhas! Afinal de contas, era o que imperava na alimentação mediterrânica antes do arrivismo inoportuno da batata.
jpv
