Olá, Jamesy Boy!
Já antes, muito antes de nasceres, celebrávamos o teu aniversário. Sentimos, primeiro, uma antecipação, depois uma alegria e depois um júbilo e uma felicidade que não mais nos largaram. Vieste e, pequenino ainda e inconsciente, felizmente inconsciente de tantas coisas deste mundo, trazias, já, uma força e uma resiliência ímpares. E celebrámos os teus segundos e os teus minutos e as tuas horas, e os dias, e as semanas e os meses e hoje, dia 10, fazes 10 meses e há nesta circularidade decimal da contagem do tempo algo de novo: é a primeira vez que fazes meses com dois algarismos. E estes pormenores são isso mesmo, pormenores. Para a maioria das pessoas do Mundo serão, até, insignificantes. Para nós, são o centro de tudo! Tu és o centro de tudo. Das atenções todas, dos afetos todos, de todos os cuidados e de todas as emoções e razões que preenchem os nossos dias. Num mundo tão cheio de agressividade, tu vieste ser a Paz. Meu querido James, meu netinho doce, tu fazes-nos ser o melhor que conseguimos, limpas as nossas mentes e pacificas os nossos corações. O teu olhar tem a luz e o brilho da alegria e da felicidade que é suposto os humanos perseguirem e viverem. O teu sorriso tem o espírito e a malandrice que dá sal e entusiasmo às nossas vidas. E cada pormenor da tua existência nos comove e nos reduz à insignificância de sabermos que, antes de ti, não existíamos, não tínhamos sentido porque ele veio contigo.
Sabes, o avô ainda não te abraçou… mas vai abraçar… em breve… e, depois disso, depois desse abraço, pode suceder-me tudo, até mesmo a morte. O ciclo estará completo. Todas as coisas terão um novo princípio e um novo fim. A minha vida deixará de ser minha…
Sabes, meu amado James… o avô João não é muito boa pessoa. Um dia vão dizer-te isso e terão razão, com certeza. Mas o avô ama-te com todas as suas forças e com todo o sentimento que consegue reunir… e esse amor que o avô te tem é puro e limpo e lindo e único e é mágico porque é intocável… persevera sobre todas as outras intenções e atos…
Hoje, completas 10 meses de maravilhosa vida… em tempos difíceis tens sido a exceção a tudo o que nos rodeia… tens sido a salvação das nossas existências. A nossa salvação.
Hoje, o avô agradece-te e abraça-te cá de longe e aperta-te bem apertadinho contra e seu peito e sorri… e, se, por ventura, uma lágrima brilhar, será de felicidade!
GDad.