A palavra Páscoa radica no verbo grego Pascw (Pascô). Originariamente, este verbo significa sofrer e dá origem, em português, a palavras como Páscoa, paciência e paciente. Ironicamente, para o mundo Cristão, esta noção faz cada vez mais sentido. Todo o Universo sofre, é certo, acontece que, de forma perturbante, o Universo Cristão agoniza em violência, agressividade e discriminação.
O Cristianismo e, em particular, o Catolicismo, são movimentos de Bem. De difundir o Verbo Divino, mas também palavras de conforto, abrigos, roupas, alimentos. A Missão da Igreja Católica é a mais ampla missão humanitária do Universo. Nenhuma outra instituição leva tão longe os seus esforços para dar abrigo a quem o não tem, vestir quem não tem roupas, alimentar quem sofre de fome, proteger quem precisa de proteção, enfim, defender os fracos e atenuar o seu sofrimento.
A questão está muito para além dos limites do religioso. Podemos ser Cristãos, ou não. Podemos ser católicos, ou não. Conhecemos as fraquezas da Igreja Católica, mas não podemos deixar de lhe reconhecer as virtudes. Virtudes essas que, em tempos de muitos e graves conflitos sociais, são bem-vindas ao Universo, em particular, às vidas dos necessitados e dos que sofrem.
Estas palavras, neste fim-de-semana, fazem tanto mais sentido quanto foram revelados os números da discriminação religiosa. Os Cristãos e, de entre estes, os católicos, são, mundialmente, os mais afetados pelo fenómeno da discriminação religiosa.
EM CADA CINCO MINUTOS QUE PASSAM, UM CRISTÃO MORRE VÍTIMA DE DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA.
O movimento Cristão e a Igreja Católica necessitam repensar e reequacionar internamente a sua ação. Há muitos aspetos em que podem e devem melhorar. Mas têm, também, de repensar e reequacionar a sua ação com o exterior. A forma como se relacionam com os parceiros sociais, em geral, e os outros credos em particular. É irónico que, num esforço universal de abertura, recetividade e compreensão, o Cristianismo e o Catolicismo estejam a abrir portas à discrminação sobre si próprios. Embora seja sempre condenável, é, no entanto, mais expectável, por razões históricas, que tal discriminação aconteça sobretudo no Médio Oriente.
Sou e serei sempre um adepto da tolerância e da liberdade. Mas é preciso que também a minha liberdade de ser Cristão e católico seja respeitada. Só num mundo de compreensão e tolerância, onde todos os seres humanos respeitam o pensamento de todos os seres humanos, o Homem poderá realizar-se em justiça e felicidade. Esta mensagem tem de ser intrínseca ao Cristianismo e ao Catolicismo, mas tem, também, de ser-lhes extrínseca e exigida com a mesma convicção com que deve ser praticada.
Páscoa Feliz!
jpv
Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me!
Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras...
jpvideira
https://mailsparaaminhairma.wordpress.com
08/04/2012 às 15:50
Boa Páscoa a todos!
Apenas mais uma palavra sobre o significado pascal. Acima de tudo, o momento da Ressurreição vem recordar à humanidade que a morte não existe, que ela é apenas mais uma ilusão. Os Cristãos celebram a Páscoa porque acreditam na vida eterna, isto é, no fluxo da vida sem interrupção, embora tudo pareça indicar o contrário. Tal como não vemos nem sentimos que a Terra gira sobre si mesma e à volta do Sol, tal como não vemos os organismos vivos que a nossa visão não alcança, tal como desconhecemos quase tudo sobre o Universo que nos rodeia… Porque falamos em mistério pascal? Porque é desconcertante acreditar na vida depois da morte, é algo que desafia as aparências… É uma intuição misteriosa e secreta da alma, mais subtil que o instinto de sobrevivência, manifestado no corpo físico. Ser cristão é ter esperança e alegria! Um sentimento positivo em relação ao próprio processo da vida que se renova e sustém. A isso chamamos fé!
MV
GostarGostar
07/04/2012 às 17:36
Olá, bom dia. E Feliz Páscoa. Obrigado pelo seu comentário!
GostarGostar
07/04/2012 às 16:32
Quando eu era criança não entendia muito bem a Páscoa. Adorava só procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia. Mas,… o que tem a ver o coelho com ovos,… seus símbolos, com a ressurreição de Jesus ou a fuga dos Hebreus do Egipto comandada por Moisés?…
Agora sei qual a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento. Dentro deles, uma vida por vir ao mundo. “É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias”. O coelho é o animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma (ode) à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias. Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos Hebreus é o fim da escravidão de um povo. A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida. Libertar-se da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo….
Páscoa Feliz!!!
mn
GostarGostar