Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

Acho Estranho – Poupar para… Empobrecer!

1 Comentário

Não percebo nada de economia, mas acho estranho, juro que acho muito estranho que poupar possa levar ao empobrecimento das famílias, das sociedades, das nações. Um dia destes, na sequência da preparação de um texto expositivo-argumentativo, um aluno do Ensino Secundário fez uma investigação que, com orgulho e preocupação, apresentou à turma.
A historieta rezava mais ou menos assim…

Naturalmente, as famílias precisam de consumir.

Contudo, porque precisam de poupar por via da sua gritante perda de poder de compra, cortam em todas as áreas de consumo.

Para poderem consumir precisam de ter trabalho para produzir e ganhar dinheiro.
Para terem trabalho e receber dinheiro por ele, a empresa onde trabalham tem de vender o produto.
Como os trabalhadores não consomem porque não podem, a empresa não vende!
Não vendendo, a empresa não tem dinheiro para pagar salários.
Como não tem dinheiro para pagar salários, a empresa despede trabalhadores.
Sem outros rendimentos, os trabalhadores recorrem ao subsídio de desemprego…
Que o Estado paga para… poupar!
Logo, quanto mais o estado poupa, mais se endivida!
Estes miúdos do Secundário são uns chatos quando se põem a estudar, não são?
Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

One thought on “Acho Estranho – Poupar para… Empobrecer!

  1. Desconhecida's avatar

    Eu é que não percebo mesmo nada de economia… mas a verdade é que não consigo encontrar sentido na “redução” de médicos e de enfermeiros quando já faltam nos hospitais,de professores e pessoal auxiliar nas escolas que, por sua vez, também vão sendo “reduzidas” aumentando apenas o amontoar de alunos, doentes ou utentes dessas instituições.
    Por consequência das decisões tomadas resultam as reformas antecipadas,o recurso aos fundos de desemprego, baixas médicas, depressões etc.
    É por isso que eu também acho estranho que um país que necessita de desenvolvimento opte por pagar para que fiquem parados aqueles que mais vontade têm de desenvolver projetos.
    Isto sem falar nos pequenos empresários que, se ainda conseguirem trabalhar, vão contribuindo com gordos impostos para pagar as dividas que resultam de tão má gestão, porque para esses que poderiam contribuir para o desenvolvimento e a criação de emprego existem promessas que tarde ou nunca se verificarão e… baixa médica? só ao fim de 30 dias se entretanto não tiverem morrido. Fundo de desemprego? parece que já saiu qualquer coisa sobre isso, porque até aqui a lei era :” Trabalha se queres porque não te pagamos para estares parado!”
    Eu também acho estranho ver tão grande incentivo à produção nacional, no que respeita a produtos agrícolas, quando grande parte dos agricultores já ” arrumou as botas”, até porque esses foram “pagos” pela UE para não produzir devido aos “excedentes”!
    É estranho não é??
    BJs Fernanda Silva

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.