Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

Liberdade

1 Comentário

Importa referir, antes de mais, que não me considero exemplo nem autoridade em nada. Sou um homem convicto, com princípios e ideais e com uma consciência aguda e sofrida das suas limitações, dos seus erros e das suas falhas. Tento aprender com eles e considero isso uma questão de dignidade e abnegação.
Feita a introdução, vamos ao que interessa. Penso que a Liberdade tem sido muito mal tratada em Portugal. É invocada como pretexto para se licitar qualquer tipo de actuação, mesmo as mais condenáveis, e raramente é utilizada em prol do bem estar social. Ora, como a Liberdade não é um conceito abstracto, mas antes o uso que fazemos do livre arbítrio nas nossas tomadas de posição, nas nossas palavras e nas nossas atitudes, o que acabei de dizer significa que temos vindo a agir mal. Eu posso estar enganado mas a Liberdade só faz sentido se as práticas inerentes à mesma forem dotadas de responsabilidade e respeito pelo nosso semelhante.
Eu quero celebrar a Liberdade em Portugal. Quero celebrar a livre expressão das nossas ideias e pensamentos e sentimentos e emoções. Eu quero que digamos às nossas crianças e aos nossos jovens que aquilo que se conquistou com o 25 de Abril de 1974 é absolutamente inestimável. Não tem preço. Vale uma nação. Vale a dignidade da vida humana. E, nessa medida, é preciso dizer às nossas crianças e aos nossos jovens que este dia tem de ser sempre comemorado e celebrado para que permaneça na memória das gerações que hão-de vir. É um legado precioso. A respeitar. A preservar. Mas quero também que se diga às nossas crianças e aos nossos jovens que o exercício da Liberdade só faz sentido se preservarmos e desenvolvermos outros valores. O valor do Trabalho. O valor do Respeito. O valor da Honestidade. Da Responsabilidade. Da Língua Portuguesa. Da Pátria que somos.
Não vamos conseguir sempre, mas temos de tentar sempre!
Em Liberdade, saúdo os leitores de “Mails para a minha Irmã”. Uma saudação fraterna e cordial. Uma saudação de comunhão. Uma saudação de Liberdade.
25 de Abril, Sempre.
Mais do que uma data, já mais do que uma revolução, o 25 de Abril é um legado de Liberdade!
Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

One thought on “Liberdade

  1. Desconhecida's avatar

    Embora tivesse nascido antes do “25 de Abril”,não cheguei a saber o que era não ter liberdade para fazer ou ter essas coisas básicas que identificam qualquer ser humano.De qualquer forma considero a liberdade como um valor imprescindível na vida e assusta-me ver pessoas que invocam o nosso “amigo” Salazar e o seu regime como salvador da Pátria, em que hoje vivemos.
    Essa reacção é um sinal de desespero e desorientação da sociedade.
    É difícil acreditar que determinados valores como o respeito pelo mais velhos, a consciência do dever,a preocupação com o futuro e não apenas com o presente imediato, a resignação em vez da revolta, a humildade,etc. voltem a ser instalados na nossa sociedade em regime de liberdade e realmente será necessária muita força por parte de muita gente para que sejam mudadas as tendências e as normas que foram sendo instaladas durante mais de trinta anos.

    Fernanda

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.