Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

Homenagem singela

6 comentários

Sou professor na Escola Secundária de Alcanena. Entendo, mesmo levando em linha de conta a parcialidade da análise, que é uma escola especial. Tem professores especiais. Alunos especiais. Funcionários especiais. Conseguimos na nossa escola, como em tantas outras, estou certo, manter-nos a par do que vai acontecendo no mundo, enfrentar os problemas que se nos deparam e, simultaneamente, manter a coesão e o espírito de Fazer Escola.
Um aluno nosso de um curso EFA, pessoa muito particular quis organizar uma noite de fados. Claro que apoiámos. O engraçado é que em meio de uma enorme discussão sobre mega-agrupamentos, o senhor Morgado organizou uma noite de vários megas. Mega-dedicação, mega-bom-gosto, mega-boa-gente, mega-lindíssimos fados, mega-amizade e mega-escola. Para esta extraordinária figura, a minha singela palavra de homenagem e reconhecimento. Caro amigo, tem as competências de CP todas reconhecidas. E faça lá a reflexão que não custa assim tanto.
E depois, houve uma mega-revelação. Por entre fadistas experimentados que encantam há muitos anos, emergiu uma professora contratada de informática que já tínhamos ouvido cantar rock e ligeira e sabíamos ter um grande vozeirão. O que não sabíamos é que era uma fadista de primeira água. Nem ela sabia! Houve quem dissesse “Se te pões com brincadeiras ainda acabas por ser fadista” e houve uma voz de um seu colega da canção, com muitos anos de fado, que gritou bem alto: “AH boca de incêndio!”.
Pois é Liliana, leva o fado a sério porque ontem foste a nossa estrelinha luminosa de encantar a noite. Muitos Parabéns!
Havia a solidão da prece no olhar triste
Como se os seus olhos fossem as portas do pranto
Sinal da cruz que persiste, os dedos contra o quebranto
E os búzios que a velha lançava sobre um velho manto

À espreita está um grande amor mas guarda segredo
Vazio tens o teu coração na ponta do medo
Vê como os búzios caíram virados p’ra norte
Pois eu vou mexer o destino, vou mudar-te a sorte (bis)

Havia um desespero intenso na sua voz
O quarto cheirava a incenso, mais uns quantos pós
A velha agitava o lenço, dobrou-o, deu-lhe 2 nós
E o seu padre santo falou usando-lhe a voz

À espreita está um grande amor mas guarda segredo
Vazio tens o teu coração na ponta do medo
Vê como os búzios caíram virados p’ra norte
Pois eu vou mexer o destino, vou mudar-te a sorte (bis)

À espreita está um grande amor mas guarda segredo
Vazio tens o teu coração na ponta do medo
Vê como os búzios caíram virados p’ra norte
Pois eu vou mexer o destino, vou mudar-te a sorte!

Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

6 thoughts on “Homenagem singela

  1. Desconhecida's avatar

    Caro amigo:
    Há momentos, na nossa vida, para os quais devemos estar preparados. E este momento, que ando a viver desde a noite de fados que organizámos (não fui eu sòzinho, mas sim todos os que quiseram colaborar para que ela tivesse o êxito que teve), teve o condão de nos fazer acreditar que todos somos úteis em todas as alturas da nossa vida. Uns de uma maneira e outros de outra, mas todos entregamos um pouco de nós próprios quando queremos levar uma iniciativa por diante. As suas palavras deixaram-me “baboso”, é verdade, mas eu não as mereço sòzinho – também são para si, que me gabou (obrigado por isso!!!) pela realização de um trabalho que gosto de fazer e de apresentar , para a Profª Liliana, que não só me surpreendeu como surpreendeu quem não conhecia os seus dotes desta natureza, para a minha mediadora, a Profª Carla Silva, que me deu as palavras de conforto que guardarei sempre no “Pra” do meu coração (gostei daquela da luva branca…) e para todos os que, presentes naquela noite, me deram a satisfação de que “ainda realizo alguma coisa de jeito nesta terra! Podem as palavras não conseguirem testemunhar o que sinto e vou continuar a sentir pelo que se passou, mas a todos, principalmente a si, caro AMIGO João Paulo Videira, o meu MUITO OBRIGADO pela deferência que teve para comigo. Pode continuar a contar sempre comigo. Obrigado.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar

    Antes de mais João Paulo, muitos parabéns pelo teu blog. Gostei mesmo muito, é daqueles para seguir e recomendar.

    Realmente se o mundo é pequeno, Portugal é um T0. nunca me tinha ocorrido que vçs trabalhavam na mesma escola. É bom quando sabemos que pessoas que admiramos têm o privilégio de se conhecerem umas às outras.

    Quanto aos dotes da Liliana, bem, são como decerto concordarás, dignos de enorme admiração. Esta sua recente revelação de talento fadístico, é só mais mais daquilo que quem a conhece espera dela, excelência.

    Já a tinha felicitado hoje mais cedo, mas aqui fica mais uma vez, muito bem Liliana.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar

    Antes de mais,João Paulo muitos parabéns pelo teu blog. Gostei muito, é daqueles a seguir e recomendar.

    Pois é, o mundo é pequeno e Portugal é um T0. Nunca me ocorreu que vçs trabalhavam juntos. Em relação aos dotes da Liliana, aos “fadisticos” neste caso, também muito me surpreenderam, e já a felicitei.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar

    Contextualizando: ontem, antes de cantar fado pela primeira vez em público, disse à Liliana em voz alta para toda a sala ouvir que os colegas de trabalho tinham uma mensagem para a estreante: “agente amemos-te”. Daí a private joke!

    Pois, minha linda, agente continuemos a amar-te…

    beijinhos e muito obrigado a todas e todos os fantásticos colegas que estiveram connosco este ano. DEVIAM ficar!
    jp

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar

    Trabalhar na Escola Secundária de Alcanena tem sido, para mim, um prazer. Jamais esquecerei os momentos vividos, o trabalho em equipa de professores e alunos na consecução dos objectivos, as diversas actividades em que a união permitiu momentos ímpares e marcantes. Travei amizades, conheci gente linda. Cheguei a Alcanena num dia quente de Verão, é verdade, mas levarei o coração quente para casa, guardando nele todos os momentos e pessoas que conheci (estás nele VI). Que muitas noites como a de ontem aconteçam, quem sabe hoje não será uma delas….
    Hoje acho que vamos pôr a Liliana a cantar outra vez para nós 🙂

    Carla

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar

    Bolas…fizeste-me chorar! Isso não se faz! 😛
    Que hei-de eu dizer?
    Como hei-de agradecer esta tua homenagem? Confesso que neste momento me falham as palavras…resta-me então um ENORME OBRIGADA por me fazeres sentir especial! 😀

    E sabes que mais? A gente também te amemos!:D

    Um beijo grande cheio de carinho**

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.