Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."


Deixe um comentário

Conversas Vadias – Vida Fácil

Conversas Vadias – Vida Fácil

A – A vida aqui não está fácil.
B – E quem é que quer uma dessas?

jpv
(Conversa real cujos intervenientes
se omitem por prudência)


Deixe um comentário

Crónicas de Maledicência – O Alucinante Domingo Português



Crónicas de Maledicência – O Alucinante Domingo Português 

Desporto Alternativo

Em dia de autárquicas, logo, com o país encerrado para obras, dois jovens resolveram não exercer o direito de voto e fizeram muito bem.

Pela primeira vez na história do desporto nacional, um jovem vence um torneio de ténis do ATP World Tour. Ou seja, João Sousa, de seu nome, venceu o torneio de Kuala Lumpur e para tal teve de ganhar aos melhores dos melhores. Ora, se a vitória na final sobre o francês Julien Benneteau é significativa, mais importante se torna porque, para chegar à final Sousa deixou pelo caminho, nos quartos de final, um dos monstros do ténis mundial, o nº4 do ATP, David Ferrer.

Outro português em destaque foi Rui Costa que venceu o campeonato do mundo de ciclismo em estrada. Costa já vinha trilhando o caminho do sucesso ganhando etapas no Tour de França e alguns circuitos importantes. Acontece que nada disso se iguala ao que hoje aconteceu: conquistar um título mundial!

Afinal, as alegrias desportivas chegam das modalidades com menos cobertura. Foi um domingo histórico para Portugal.

As minhas autárquicas
É claro que são muito significativas as vitórias de António Costa e Rui Moreira em Lisboa e no Porto, como é muito significativo o sinal que o povo português deu à governação. O facto é que o PS, maior partido da oposição, teve o dobro da votação que o PSD, maior partido da coligação governamental. É um sinal de mudança. Haverá que saber interpretar esse sinal e fazer as correções correspondentes. Em democracia, deveria ser assim.

Outra nota interessante é o sucesso de candidatos independentes. Parece que a mensagem de acabar com mais do mesmo, chamando mais do mesmo ao sistema partidário implantado criando-lhe alternativas, começa a passar. Será interessante ver onde isto vai dar no futuro.
De qualquer modo, as minhas autárquicas são outras. É essa a magia destas eleições. São os resultados das terras que me dizem alguma coisa ou onde tenho amigos. Ali pela região de Santarém, nomeadamente, em Torres Novas, Alcanena, Entroncamento, Golegã, o PS cilindrou. Tenho amigos entre vencedores e derrotados. A todos formulo votos de bom trabalho, felicitando, em particular, os vencedores pelos resultados obtidos que, regra geral, foram muito expressivos. E depois havia o Funchal onde estavam companheiros de outros tempos, o Paulo Cafôfo e a Marília Azevedo com uma estratégia arrojada de uma ampla coligação na união de esforços para a mudança. E a mudança aconteceu. Parabéns e votos de um excelente trabalho.

Pronto, terminou o alucinante domingo português. Visto daqui, à distância apaixonada de quem procura cá longe outros caminhos, outras soluções e se vai rendendo a outras paixões. Boa semana, Portugal.
Tenho dito!
jpv


Deixe um comentário

Vermelho Direto – A Estratégia do Paulo Fonseca

Vermelho Direto – A Estratégia do Paulo Fonseca


Lá diz o ditado, Quem não chora, não mama. O Paulo Fonseca chorou e mamou! E pode-se ir habituando porque aquela teta tem muito para dar.

A semana passada, o treinador do Benfica disse que os adversários estavam a ser beneficiados pelas arbitragens. Cá para mim, foi uma forma de pressão sobre os árbitros. Verdadeira, mas, em todo o caso, uma forma de pressão. Ora, nem de propósito, empataram os dois, Porto e Sporting, e, a meu ver, ambos com razões de queixa, mas também ambos a esquecerem que neste início de época têm sido muito beneficiados com golos irregulares validados e com uns penaltis inventados.

Enfim, o treinador do Porto, que não gostou de perder pontos, veio aos órgãos de comunicação social rabujar que nem um bebé chorão que o seu colega benfiquista tinha uma estratégia, a de pressionar os árbitros, e que ela estava a resultar. Claro que ele sabia que estava a usar a mesma estratégia mas isso não interessa nada.

A verdade é que deu frutos. Bastou passar oito dias e o Porto ganhou ao Guimarães através de um penalti inventado pela cabeça do senhor árbitro e o Benfica que, diga-se, jogou muito malzinho como tem sido hábito neste início de época, empatou em casa com o Belenenses a uma bola sendo que não só o golo do Belenenses é escandalosamente irregular, como há um claríssimo penalti a favor do Benfica que ficou por marcar. Se isto desculpa a má exibição? Claro que não! Mas justifica a estratégia do treinador do Porto que, não só aprendeu que ser chorão dá frutos, como sabe que há por trás dele quem perceba muito do negócio. Das frutas! Sai um cabaz ali para a zona de Aveiro, fachavôr!

Tenho dito!
jpv


Deixe um comentário

Crónicas de Maledicência – Assim, de repente, não estou a ver!


Crónicas de Maledicência – Assim, de repente, não estou a ver!

Portugal está de novo num momento interessantíssimo. Aconteceu há uns tempos e escrevemos sobre isso, mas o Destino, Deus, o Diabo ou a Troika voltaram à carga. Acho que não falta acontecer nada. Assim, de repente, não estou a ver. Que falte!


No desporto, esta foi a semana em que o treinador da família benfiquista quis recair nas boas graças dos adeptos e, das muitas formas que tinha para o fazer, escolheu agredir polícias. Claro que resultou. Mas podia ter ido por uma opção mais educada, mais ética e que não trouxesse problemas judiciais. Claro que dessa forma poderia não resultar! Ao Futebol Clube do Porto, a confusão de Jesus deu muito jeito, assim, os seus dirigentes puderam dar estalos à vontade nos dirigentes da Associação de Futebol de Lisboa e ninguém viu nada. Estava tudo a olhar para Jesus! Mesmo que visse, todos sabemos que o PC tem um amigo que conhece um tipo que conhece um amigo de um tipo… O treinador do Porto também quis dar um arzinho da sua graça, chamar a si as luzes da ribalta mas optou por uma estratégia diferente, afinal a única que está ao seu alcance: armou-se em queixinhas. Não vai longe. O Sporting perdeu pontos pela segunda vez e agora foi com o Rio Ave. Oh diabo, já?
 Por seu lado a Troika voltou. Até aqui nada de novo. Assim como assim, os tipos passam cá a vida! O problema é que o Tribunal Constitucional escolheu exatamente essa altura para anunciar mais umas inconstitucionalidades. Isto já começa a cheirar a má vontade. Em todo o caso, se eu estivesse no Governo, nomeadamente se fosse Primeiro-Ministro, mandava alguém lá do Gabinete ler a Constituição. Aquilo até é pequeno, tem para aí umas quarenta páginas, não mais. Em letras gordas. E o Senhor Primeiro Ministro também foi figura pendular. Pois, abanou como um pêndulo foi do extremo de dizer que precisávamos de outro resgate ao extremo de dizer que a nossa economia tinha virado. São extremos muito extremados!

Já nas autárquicas, a coisa está mui caliente. Vejamos. Os candidatos ilegais, afinal são legais, as sondagens estão a favor de tudo o que é independente e desconhecido, no Youtube, o campeão de visualizações é o ninja de Gaia, muitos presidentes aparecem como candidatos em novos municípios jurando ser o melhor para eles e conhecê-los bem quando, afinal vêm de outros. Enfim, Portugal no seu melhor não chega a melhor do que, no período dedicado ao debate de ideias, de debaterem os cartazes, nomeadamente, por falta delas. Das ideias. E pronto, domingo vai-se a votos e lá haverá duas teorias, a dos que perdem dizendo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e que uma não tem nada a ver com a outra e dos que dirão que é tudo a mesma coisa por isso fachavôr de tirar ilações e agir em conformidade. Muito barulho, muito barulho e no fim mais do mesmo.

Depois há aquela história da polícia não ter conseguido notificar o banqueiro. Cá para mim, em Portugal, só ele é que não sabe que foi notificado porque o resto da malta, os outros nove milhões novecentos e noventa e nove mil novecentos e noventa e nove já sabemos!

E mais as quarenta horas que eram, depois não eram e afinal foram.

E pronto, os jornais televisivos já têm com que abrir, desenvolver e fechar sempre com notícias de grande interesse para a vida dos portugueses assim como… de repente, não estou a ver!


Deixe um comentário

Citação da Loucura


Thus I became a madman.

And I have found both freedom and safety in my madness; the freedom of loneliness and the safety from being understood, for those who understand us enslave something in us.


But let me not be too proud of my safety. Even a Thief in a jail is safe from another thief.

Khalil Gibran


Deixe um comentário

Imagens de Maputo – Varanda Privativa

[Imagens de Maputo é uma secção deste blogue com o objetivo de divulgar imagens do quotidiano da Capital de Moçambique. Não há um tema. O quotidiano de Maputo é o tema. Serão imagens exclusivamente captadas por mim, e, também, exclusivamente captadas com telemóvel. Não serão fotos tiradas de propósito, com intenção estética, serão fotos tiradas como quem passa, no momento em que passa. Instantes. Sem texto. Só com o titulo que lhe atribuirmos. Apreciem! — jpv —]



Imagens de Maputo

“Varanda Privativa”


Clique na Imagem para Aumentar



Deixe um comentário

Imagens de Maputo – Alcoolemia

[Imagens de Maputo é uma secção deste blogue com o objetivo de divulgar imagens do quotidiano da Capital de Moçambique. Não há um tema. O quotidiano de Maputo é o tema. Serão imagens exclusivamente captadas por mim, e, também, exclusivamente captadas com telemóvel. Não serão fotos tiradas de propósito, com intenção estética, serão fotos tiradas como quem passa, no momento em que passa. Instantes. Sem texto. Só com o titulo que lhe atribuirmos. Apreciem! — jpv —]



Imagens de Maputo

“Alcoolemia”


Clique na Imagem para Aumentar



1 Comentário

Imagens de Maputo – Vaidade

[Imagens de Maputo é uma secção deste blogue com o objetivo de divulgar imagens do quotidiano da Capital de Moçambique. Não há um tema. O quotidiano de Maputo é o tema. Serão imagens exclusivamente captadas por mim, e, também, exclusivamente captadas com telemóvel. Não serão fotos tiradas de propósito, com intenção estética, serão fotos tiradas como quem passa, no momento em que passa. Instantes. Sem texto. Só com o titulo que lhe atribuirmos. Apreciem! — jpv —]



Imagens de Maputo

“Vaidade”


Clique na Imagem para Aumentar



Deixe um comentário

Imagens de Maputo – Amanhecer

[Imagens de Maputo é uma secção deste blogue com o objetivo de divulgar imagens do quotidiano da Capital de Moçambique. Não há um tema. O quotidiano de Maputo é o tema. Serão imagens exclusivamente captadas por mim, e, também, exclusivamente captadas com telemóvel. Não serão fotos tiradas de propósito, com intenção estética, serão fotos tiradas como quem passa, no momento em que passa. Instantes. Sem texto. Só com o titulo que lhe atribuirmos. Apreciem! — jpv —]



Imagens de Maputo

“Amanhecer”

Clique para Aumentar


Deixe um comentário

Imagens de Maputo – Transporte

[Preâmbulo: Imagens de Maputo será uma nova secção deste blogue cujo objetivo é simples: divulgar imagens do quotidiano da Capital de Moçambique. Não há um tema. O quotidiano de Maputo é o tema. Serão imagens exclusivamente captadas por mim, e, também, exclusivamente captadas com telemóvel. Umas serão mais humoradas, outras mais sérias, umas mais ternas, outras mais satíricas. Sempre que temos um tema, escrevemos uma “Crónica de África”, mas, por vezes, em Maputo, há instantes preciosos e/ou característicos da cidade que, não justificando uma crónica, justificam uma imagem. Sem texto. Só com o titulo que lhe atribuirmos. Apreciem!]


Imagens de Maputo

“Transporte”

Clique para Aumentar