Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."


Deixe um comentário

Citação do Caminho

“for once, once in your life
won’t you do what feels right
instead of waiting for the next big compromise”

———————
A música é, para o meu gosto, belíssima. A letra é interessante e harmoniosa. Destaco este excerto, três versos, onde se se revela uma verdade universal.
Desfrutem.


1 Comentário

Cozinha para Homens – Bifes de Atum Fresco

Cozinha para Homens – Bifes de Atum Fresco

Quem ainda se lembra desta rubrica? Julgavam que eu tinha esquecido? Naaa… aqui nada se perde. Só tinha faltado oportunidade. Para os leitores mais recentes e que possam ter cometido o descalabro de ainda não ter lido os outros capítulos de “Cozinha para Homens”, advertimos que todos os pratos descritos foram confecionados e comidos, advertimos que as práticas aqui descritas não se devem executar sem supervisão de um adulto ou técnico especializado e advertimos também que este espaço é bem humorado, bem disposto e sem qualquer ponta de machismo, mesmo que pareça.

Hoje é dia de tolerância de ponto em Moçambique porque ontem foi o Dia da Mulher Moçambicana. Talvez por isso, muitos homens deixaram as mulheres em paz que é o melhor que se pode fazer por uma mulher: não lhe chatear a cabeça. A segunda melhor é ir às compras com ela e fingir-se interessado. Sim, fingir, ser genuíno nessa matéria não está ao alcance dos homens. Quer dizer, está ao alcance do meu cunhado, mas ele é um tipo esquisito. Não sei como é que ela o atura. Adiante. Eu não fugi à regra e bazei para para o mar alto com mais sete tipos e sessenta minis. Vai daí a minha mulher adorou. Além de não me aturar durante um dia inteirinho, vim carregado de peixinho fresco para casa. Ora vamos lá à receitinha.

—————————

Bifes de Atum Fresco
Ingredientes: 
Um tio porreiro, um amigo com um barco, 7 ou 8 tipos, 60 minis, carne grelhada, sandes, material de pesca, 1 atum, cebolas, pimentos, sal, piri-piri, uma garrafa de vinho, uma garrafa de coca-cola, dois pães, fruta diversificada.

Preparação:
Arranje um tio porreirinho que viva em Moçambique. Siga o conselho do Senhor Primeiro Ministro e emigre também. Uma vez em Moçambique, peça ao tio porreirinho para o ajudar com a instalação e para o ambientar na nova sociedade e o ajudar a adaptar-se ao novo modo de vida. Quando o tio porreirinho, a propósito de um feriado, o convidar para irem pescar no mar alto com um amigo dele que tem um barco, não pense duas vezes, compre uns paques de cerveja, arranje umas sandes vista-se para a ocasião, levante-se às 4 da matina e vá ter com eles. Passe um dia fantástico, usufrua da paisagem e aprenda algumas técnicas de pesca. Lá para o meio da tarde já deverá ser capaz de pescar. Não se esqueça de ir distribuindo as cervejas e ajude-os a comer a carne grelhada deles. No final do dia, vai sentir-se orgulhoso dos dois ou três peixes que apanhou. Se, quando distribuírem o peixe, gentilmente lhe oferecerem um atum de oito quilos, aceite e leve-o para casa. Quando chegar, mostre-o à sua companheira e se ela o elogiar, aceite os elogios e tente tirar partido deles… você sabe! Depois tome um duche e vá dormir. Afinal de contas, você é um macho predador de sucesso que precisa de descanso. No dia seguinte, seja simpático, amanhe o peixe e corte-o às postas. Escamar? O atum não tem escamas, homem! À hora de almoço, sugira-lhe que faça dois bifinhos de atum fresco pescado no dia anterior, de preferência de cebolada, com piri-piri, porque ficam fantásticos. Enquanto ela cozinha, ponha a mesa mais ou menos como a imagem documenta. Pão fresco. Uma garrafa de vinho rosé bem frio, se ela não beber vinho, abra-lhe uma Coca-Cola. Atenção, em Moçambique, a Coca-cola está tabelada e o preço vem na cápsula. Se lhe pedirem mais de 12 meticais (mais ou menos 30 cêntimos de Euro), desconfie. Prepare uma salada de frutas com maçã, manga, papaia, ananás, banana e kiwi e sirva duas tacinhas. Basta descascar e cortar a fruta aos pedacinhos e juntar sumo de laranjas espremidas. Os sacos de laranja de sete quilos compram-se na avenida 24 de julho enquanto se está parado num semáforo e custam 100 meticais (2,5€). Como é que se prepara o atum propriamente dito? Eh pá, eu dava o número da minha mulher, mas ela recusa-se a ter telemóvel! A esse respeito aconselho-o a casar com uma mulher que adore atum e saiba cozinhá-lo tão bem que até faz crescer água na boca. Viu, como é fácil?!

(Clique para Aumentar)

—————————————
Nota 1: Agradece-se ao Nunes e ao Cruz a ajuda que deram na preparação desta receita, nomeadamente, convidarem para a pescaria e oferecerem o atum.
Nota 2: Agradece-se à mulher e à mãe dela. À primeira por saber cozinhar tão bem, à segunda por ter feito a primeira.
jpv