Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."


Deixe um comentário

Tento na TV – Uma das Partes

Tento na TV – Uma das Partes

A grande maior parte dos políticos não sabem o que andam a fazer”

16 de fevereiro
Cidadão ao microfone da RTP Internacional

———————————————–
Então e a pequena maior parte? Essa grande corja minoritária?
Ó amigo, escolha lá uma das partes!
Já agora, a maior parte, mesmo sendo grande, é singular!


2 comentários

Tento na TV – Lá em cima está o tiro liro liro…

Tento na TV – Lá em cima está o tiro liro liro…

“O ministro Relvas saiu do ISCTE sobre um coro de protestos!”

19 de fevereiro
Repórter da TVI24 em direto do ISCTE

—————————————
Já estou a imaginar o ministro Relvas a caminhar e a pisar os protestos todos! Digo eu, que não percebo nada disto, talvez fosse melhor a repórter da TVI24 dormir sobre o assunto!
É que lá em cima está o tiro liro liro, mas cá em baixo fica o tiro liro liro ló!


Deixe um comentário

Tento na TV – Apresentação

Tento na TV – Apresentação

Sem falsos moralismos, nem moralismos de qualquer espécie, só mesmo pela diversão e pela chamada de atenção quando ela se justificar e, claro está, para arrancarmos um sorriso ou, quem sabe, uma gargalhada aos nossos amigos e leitores, inauguramos uma nova secção em “Mails para a minha Irmã”.

Vai chamar-se “Tento na TV” e consistirá na transcrição de erros de expressão, formulação, sintaxe, concordância, propriedade vocabular e semântica com que jornalistas e apresentadores nos fazem o favor de presentear todos os dias. Trata-se tão mal a Língua Portuguesa, há uma atitude tão displicente e leviana em relação à Língua de Camões, que me apeteceu criar este espaço para denunciar, a ver se alguém abre os olhos!

Eu nem sequer vejo televisão com frequência, por isso não vos incomodarei muito. O certo é que ontem liguei o aparelho, pois adquiri recentemente um pacote da tvcabo moçambicana com todos os canais moçambicanos e portugueses, e, em escassos cinco minutos, deparei-me com tantos erros que me apeteceu logo escarrapachar com alguns deles aqui no blogue. Não é que sirva para alguma coisa, mas, pelo menos, divertimo-nos um bocadinho!

Farei as citações, devidamente identificadas até onde eu conseguir, e, se me apetecer, acrescentarei um comentário. Correções? Naaa… isto é tudo gente adulta, capaz de investigar e corrigir por si, se quiser.

Importa terminar acrescentado que, desde que identifiquem intervenientes, canal onde se deu a desgraça e a hora a que ocorreu o incidente, aceitam-se contribuições para o mail aqui da tasca: mailsparaaminhairma@gmail.com.

Muito Obrigado!
João Paulo Videira