Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."


4 comentários

Crónicas de África – África do Sul!

Crónicas de África – África do Sul!

Maputo, 23 de novembro de 2012

É sabido e será necessário ser muito cego para não reparar que a África do Sul é uma presença cultural constante em Maputo. Viaturas, alimentos, acessórios, hábitos, expressões gravadas na linguagem, tudo um reflexo da proximidade que a geografia desenha e as estradas facilitam. E este é, por isso, um assunto que me interessa.

Outro assunto que me interessa sobremaneira é a onomástica moçambicana a que já dediquei largas linhas e redobradas atenções.

Ora, anteontem cruzaram-se na minha frente a influência da África do Sul no quotidiano de Maputo e a criatividade moçambicana para batizar as crianças. Ele é o Senhor Detergente, ele é o Senhor Repelente, ela é a Dona Pobreza e, mais recentemente, esta que eu encontrei e de agora vos falo.

Estava na fila do 4º Cartório Notarial para ver reconhecida uma assinatura e reparei que, ao mesmo tempo, chamavam pelas pessoas cujos documentos já estavam prontos. E era assim:

– Teodósio!
E lá ia o Teodósio levantar o documento.
– Marcelino!
– João Paulo!
Não era eu, foi coincidência. Eu ainda estava à espera da minha vez.
– África do Sul!
Oh diabo, pensei eu, ainda agora estavam a chamar pelos nomes das pessoas e agora já estão a chamar pelos países, tenho de me por a pau…

E estava pensando isto quando surge atrás de mim uma senhora baixinha e redondinha gritanto:

– Sou eu, África do Sul sou eu!

E pronto, não estavam a chamar por países…

– João Paulo!
– Sou eu. Obrigado.
jpv