Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."


7 comentários

Os Sete Pecados da Leitura

A ISA E. do blogue Diário de Um Ano Bom lançou-me o desafio de participar neste jogo em que ela própria também participou. Trata-se apenas de dar a conhecer alguns dos nossos gostos e tendências em torno das leituras que fomos fazendo ao longo da vida. Achei as respostas dela interessantes e apercebi-me, de imediato, que daria respostas diferentes. Por isso, sem pretensiosismos, apenas por curiosidade, aqui ficam as perguntas e as minhas respostas.

Ganância: Qual o seu livro mais caro? E o mais barato?

Uma vez num alfarrabista vi um livro no chão, mal tratado, mas quando lhe perguntei o preço, reparei que era caríssimo. Quando vi o que era, apaixonei-me pelo livro e comprei-o. É um volume de “Os Lusíadas” de Luís de Camões, datado 1898, edição comemorativa do 4º centenário da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Cada estrofe está manuscrita por uma personalidade da época, o Rei, a Rainha, Eça de Queirós, Rafael Bordallo Pinheiro e tantos outros…

Ira: Com qual autor(a) você possui uma relação de amor/ódio?

Sem dúvida Miguel Sousa Tavares. Adoro algumas coisas que escreve como, por exemplo, Rio das Flores, um dos meus livros favoritos, e “No Teu Deserto, mas depois tem outras coisas de que não gosto mesmo nada para além de que não aprecio nada algumas das linhas de pensamento que adota.

Gula: Qual livro você devorou sem vergonha?

O Kama Sutra. Li como se fosse um romance. Primeiro achei aborrecido, mas depois percebi que aquilo não era sobre sexo, mas sobre como encaras a vida e o sexo nela.

Preguiça: Qual livro você tem negligenciado devido à preguiça?

O meu segundo romance, “De Negro Vestida”. Preciso corrigir as gralhas, mas estou cá com uma preguiça… hahaha

Orgulho: Qual livro você tem orgulho de ter lido?

“Levantado do Chão”, de José Saramago. Para mim é o melhor livro alguma vez escrito. Tenho orgulho de ter sido escrito em Língua Portuguesa, por um português, e de o ter lido.

Luxúria: Quais atributos você acha mais atraentes em personagens masculinos e femininos?

Neles: adoro um bom vilão. Um vilão inteligente e misterioso.
Nelas: Adoro a graça. Gosto de personagens tranquilas, mas firmes. 

Inveja: Quais livros você gostaria de ganhar de presente?

Neste momento um fac-simile da primeira edição de “Os Lusíadas” que está à venda num alfarrabista de Torres Novas. 
Também gostava um dia de comprar um livro meu numa livraria!

E agora, tal como disse a ISA E., “Para finalizar a minha participação, convido a dar continuidade a essa ideia todos os que lerem este post e quiserem responder às sete perguntas. Tenho muita curiosidade em conhecer as respostas de todos vocês. 
E então, alguém está disposto a enfrentar seus próprios pecados literários?”
jpv


2 comentários

Cozinha para Homens – Saladinhas Quase Vegetarianas 2

Cozinha para Homens – Saladinhas Quase Vegetarianas 2

Fosse por causa de impressionar miúdas com glúteos firmes, fosse por serem poupadinhas, fosse por cuidados com a saúde, as receitas para saladinhas quase vegetarianas que MPMI publicou ontem tiveram grande receção. Muitos e-mails de leitores e amigos a dizerem que iam experimentar. Mas não é por isso que volto às saladinhas. É porque houve um leitor que fez um reparo impertinente e pertinente. Dizia ele, Amigo João, e não há uma dessas saladinhas com peixe? Tem de ser sempre carne? E fiquei a pensar, Querem lá ver que este malandreco tem razão…

E sabem que mais? Hoje, para o almoço, confecionei uma saladinha quase vegetariana com peixinho… receita para homens, claro está. Vou apresentar-vos, portanto, a terceira saladinha para impressionar miúdas com glúteos firmes e com a mania que são grilos. Não sei se já repararam, NUNCA mencionei o sal nas minhas saladas e isso tem uma razão de ser: não uso! Tento sempre tirar partido do sal dos ingredientes. Vamos então ao peixe…

———————

Saladinhas Quase Vegetarianas – Pimentos com Atum

Ingredientes:
1 alface, 1 tomate, 100 gramas de azeitonas, 20 gramas de alcaparras (há no supermercado, meu, não te preocupes, mas atenção, são salgadinhas… normalmente acompanham peixe), 2 pimentos vermelhos assados de conserva (não confundir com pickles nem com pimentos cozidos em conserva, lê bem os rótulos, tem de dizer “pimentos assados, ok?), 1 lata de atum, 1 lima.

Preparação:
Amigo, vá à receita anterior e veja como se prepara uma alface. Basicamente, tirar folhas, lavar, enrolar, cortar. Colocar uma porção numa zona do prato. Corte o tomate em seis fatias finas. Disponha-as no lado oposto ao da alface. Corte um pimento ao meio e coloque as duas metades estendidas entre a alface e o tomate. Distribua as azeitonas por cima da alface e as alcaparras por cima do tomate. Abra uma lata de atum e disponha metade do seu conteúdo em cada prato por cima do pimento. Corte a lima ao meio e esprema cada metade por cima da alface.

E pronto, agora é só acompanhar com um sumo de frutas e uma boa conversa com a miúda sobre as vantagens de não estar sempre a enfardar carne! Quanto ao resto… bem, sobre isso não tenho muito para lhe ensinar, você já sabe tudo o que é preciso saber, caso contrário não tinha vindo aqui espreitar a receita.

Notas:
1 – Não é preciso molhos nem azeite, nem vinagre. As azeitonas têm o óleo, as limas têm um odor e um sabor muito fresco e as alcaparras providenciam o sal.
2 – Se uma lata de atum é pouco? Ó meu, tu queres impressionar a miúda ou comer que nem um alarve? Enfim, em todo o caso, sempre podes fazer uma coisa similar ao aconselhado na receita anterior, abres duas latas de atum e mamas uma às escondidas enquanto preparas a refeição. Como é que fazes para ela não saber? Simples, dizes que tens um fetiche e não gostas de ninguém na cozinha enquanto estás a cozinhar. Irra que é preciso ensinar-te tudo! Agora esquece-te de esconder a lata vazia no fundo do caixote do lixo e depois quando ela lá for por um guardanapo, vê duas latas e tu tens de responder a esta pergunta interessante: Quantas latas de atum usaste nas saladinhas? 
3 – Caso queira ver a saladinha mais em pormenor, clique na imagem, obrigadus.
jpv