Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

Crónicas de Maledicência – O Patrocinador de Platini

2 comentários

Crónicas de Maledicência – O Patrocinador de Platini

Eu sei porque é que Portugal não foi à final do Euro 2012. Sei, até, porque é que nunca iria! Não vou ser macio. Não me apetece e o alvo destas linhas, Michel Platini, não merece maciezas. Platini foi tão bom jogador quanto é, hoje em dia, um mau gestor da UEFA. Mau e tendencioso.

É grave, a meu ver, que o presidente da instituição que promove um torneio de futebol com 16 equipas diga quais as duas que gostava que chegassem à final. A ele, mais do que a qualquer outro, se exige imparcialidade e isenção. Já nem falo do facto de Platini ser francês e a França ser uma das competidoras à altura das declarações. Isso é um problema dele com os franceses. A mim, o que me interessa é até que ponto é que Platini se limitou a desejar que a final do torneio fosse entre a Espanha e a Alemanha e até que ponto é que fez alguma coisa para que isso acontecesse. E digo isto porque, se a Alemanha superar hoje a Itália, a final será aquela que o Presidente da UEFA desejou. Ora, sendo o senhor francês, porque é que o seu desejo vai nesta direção? Como predição não deve ter sido porque se trata de uma predição óbvia. Juntamente com o eliminado Portugal, na lotaria dos penaltis, a Alemanha e a Espanha são as melhores seleções do torneio.

E como é que eu chego a estes transviados pensamentos à laia de teoria da conspiração? Simples. De que vive o Futebol? De dinheiro. Não é de certo o dinheiro dos bilhetes que não dá nem para a água da rega dos relvados. Vive do dinheiro dos patrocinadores. Ora, é engraçado que a UEFA tenha um patrocinador, a ADIDAS, que, simultaneamente, patrocina veste e calça… a Alemanha e a Espanha! Se repararmos, das seleções que chegaram aos quartos de final, só a Alemanha, a Espanha e a Grécia são patrocinados pela Adidas. Portugal é pela Nike, tal como a França, a República Checa é pela Puma, tal como a Itália e a Inglaterra é pela Umbro. E, neste momento, pode muito bem acontecer que o patrocinador de Platini esteja completamente representado na final… incluindo, imagine-se… a equipa de arbitragem!

Eu acho eticamente condenável que o organizador do evento tenha patrocinadores similares aos de alguns competidores. Deveria haver um regime de exclusividade, mas acho, sobretudo, que ao presidente da UEFA se exige a isenção que não teve! Escrevo isto na madrugada do dia em que a Alemanha defronta a Itália. Se os alemães vencerem e a final for toda Adidas… alguém devia arranjar um parzinho de patins ao Michel. Mas isso nunca acontecerá e a razão chama-se impunidade!

Tenho dito
jpv
Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

2 thoughts on “Crónicas de Maledicência – O Patrocinador de Platini

  1. Desconhecida's avatar

    Obrigado pelo teu comentário. As coincidências, com tanto dinheiro envolvido, são como as bruxas… lá que as há…

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar

    Pois… são demasiadas “coincidências” e o futebol é de facto algo que movimenta muito dinheiro!
    Quanto ao Platini, concordo contigo, ficou-lhe muito mal e até pouco ético ter dito quais as equipas que gostaria de ver na final!

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.