Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."


Deixe um comentário

Uma Boa Média

(Clique na imagem para ver maior)

Continuo a dizer o que sempre disse: não gosto do jornal em questão por razões de ordem diversa e, em última análise, por ser o órgão oficial do PC. Mas, como sempre disse, também, até porque sou um tipo honesto, este jornal tem o melhor Cartoon de toda a imprensa escrita portuguesa. É oportuno, tem espírito, é incisivo e tem um sentido de humor fantástico. De vez quando partilho um. Este não resisti…


Deixe um comentário

Crónicas de Maledicência – Saudação



Saudação

Ontem à noite, a República da Irlanda perdeu 4-0 com a Espanha, mas conquistou o mundo! 

Não o conquistou com a qualidade do futebol, não o conquistou com uma vitória estrondosa nem com golos bonitos nem com nenhuma espécie de soberba manifestação de superioridade. Perdeu 4-0 contra uma seleção mais experiente e mais capaz técnica e taticamente.

Conquistou-o pela abnegação de jogadores e adeptos, conquistou-o por nunca desistirem os jogadores, do jogo, nem os adeptos da sua equipa. Conquistou o mundo pela solidariedade, pelo patriotismo enraizado, pela festa, pela alegria genuína.

A verdade, caros leitores, é que junto ao final do jogo, já a República da Irlanda perdia por 4-0, os adeptos irlandeses silenciaram os espanhóis com os seus cânticos de incentivo, de identidade nacional, de comunhão com a equipa. Silenciaram o estádio e silenciaram o mundo. Aqueles jogadores estavam a passar um mau bocado, mas nunca estiveram sozinhos ou entregues ao silêncio. Souberam sempre que a sua Nação estava ali e reconhecia o seu esforço e a sua dedicação. O seu empenho pela pátria nunca esteve em questão, pese embora o resultado. Pelo contrário, esse claríssimo empenho foi exaltado e exultado.

Aquilo é uma Seleção a sério. Dentro e fora das quatro linhas.

Curvo-me e saúdo uma Seleção assim, com uma tal abnegação e dedicação. Saúdo adeptos assim, que fazem a sua festa e apoiam os seus rapazes (lads) sempre e independentemente das circunstâncias. Saúdo um povo que consegue comportar-se desta forma…

É preciso saudar estas manifestações e… aprender com elas!

Tenho dito!
jpv


Deixe um comentário

O Ofício da Memória – 2 – Apresentação

98e26-orange-flower

Caros leitores e amigos,

Muito brevemente publicarei uma segunda história sob o título “O Ofício da Memória“.

Não se trata da continuação da primeira nem das mesmas personagens. Mantenho o nome porque a história vive do mesmo princípio: rememorar a vida.

Ainda não tem uma imagem que a caracterize porque aguardo autorização para usar uma específica e já está completamente redigida. A única coisa que vos posso dizer é o nome dos três capítulos que a vão compor:

Bolacha Maria
Primavera
Verão

Espero que venham a gostar.
Boas leituras.

jpv