Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

"Com Amor," – Como se fez um Romance

5 comentários

“Com Amor,” tem uma caraterística original. É um romance sem narração, ou seja, não há ninguém a contar a história. Ela tem de ser inferida pela leitura dos diversos documentos trocados entre personagens. Sempre cartas e e-mails.

O romance teve um total de 102 documentos. 3 cartas e 99 e-mails.
O primeiro foi publicado em 27 de abril de 2011 e o último em 28 de janeiro de 2012.

A história decorre entre 2005 e 2011 e é por isso que nunca foi adotado o novo acordo ortográfico.

O romance tem 9 personagens. 4 homens e 5 mulheres. No início do romance há 4 casais heterossexuais e uma personagem sem relacionamento. No fim há 2 casais heterossexuais, um casal homossexual e 3 personagens sem relacionamento.

TODOS os endereços de e-mail existem e todas as mensagens de correio eletrónico foram efetivamente enviadas de umas personagens para as outras.

Houve 6 leitores que enviaram e-mails às personagens.

Nenhuma personagem e nenhum relacionamento do romance existe na vida real, contudo, todos eles são inspirados em pessoas ou factos que podem ter existido ou acontecido mas não com os mesmos contornos.

A planificação do romance durou 6 meses e a escrita durou outros seis.

Todos os textos foram manuscritos em cadernos e só depois passados para o processador de texto. Numa fase seguinte foram escritos no Gmail, enviados e por fim colocados no Blogue.

A capa é também da nossa autoria e execução técnica sendo que a foto foi uma cedência de uma ex-aluna, a Isabel Évora.

Em baixo, uma sequência de imagens com pormenores da planificação e redação do romance.

Esperamos tenha gostado e, caso deseje, agradecemos deixe o seu comentário acerca deste Romance. Obrigado.

———————————————
(clique nas imagens para aumentar)

Esquema actancial com todas as personagens e relacionamentos.
Sequência dos acontecimentos e idade das personagens em 2005.

Pormenor de um documento.
Cabeçalho e primeiras linhas.
Desconhecida's avatar

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

5 thoughts on “"Com Amor," – Como se fez um Romance

  1. Desconhecida's avatar

    Olá JP!

    Como o tempo passa!!! Sim, claro que me lembro!!! Quem do nosso “Clube de Latim”, não se lembra da minha alcunha e de muitas outras??!! Quase duas décadas… é muito tempo!!
    É verdade, o meu dossiê cheio de poesias… (ficou por casa dos pais)! E ainda me lembro de você me dizer: “guarda-o e publica-o mais tarde, vai ter outro encanto!”
    Publicar não publiquei! Mas guardei-o como se guardam todas as boas recordações e aquele dossiê, está cheio de boas recordações de 3 anos passados em boa companhia!

    Quanto ao voltar a escrever, sim! Em 2006, também eu criei um blog, de cariz pessoal (desabafos, cartas que nunca foram lidas, letras de música, imagens,etc.), e apenas alguns amigos mais chegados têm conhecimento. Deixo aqui o endereço, para que possa ir espreitar! 🙂

    http://oespelhodaalmabyme.blogspot.com/

    Espero que goste! Afinal, fui sua aluna!! E só pude adquirir bons conhecimentos quer culturais, quer pessoais!!

    E mais um beijinho!
    Bi 🙂

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar

    Olá Tânia (lembras-te do tempo em que te chamávamos Bibi?! – já lá vão, salvo erro, 14 anos!!), fico muito feliz por duas razões. Por teres gostado do Romance “Com Amor,” uma vez que era um projeto difícil escrever um romance sem poder contar a história. E fico feliz por saber que vais voltar à escrita. Ainda me lembro do teu dossiê cheio de poesias da juventude… Tenho a certeza que, agora com mais maturidade, serás capaz de escrever coisas bonitas e terei todo o prazer em publicar no blogue se assim quiseres. Um enorme beijinho cheio de saudades. JP, o “Febras”.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar

    Caro JP,

    Confesso que há muito tempo que não lia algo tão agradável e que me prendesse de uma tal maneira ao ecrã do computador!!!
    Você conseguiu!!!
    Confesso também, que assim como que por magia, me deu vontade de voltar a escrever!! Certamente o vou voltar a fazer!! Inspirou-me!!
    Obrigada pela excelente leitura que proporciona!
    E já agora…já me “prendi” à “Escrita a Duas Mãos”, espero pelo próximo capítulo!

    Um enorme beijinho da sua ex-aluna,
    Tânia Cristina Rijo da Ribeira

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar

    – mãe, porquê as pessoas?…
    – por causa dos deuses…para que eles existam…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar

    Adorei especialmente da capa “Com Amor”

    Beijinhos!

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.